domingo, 6 de julho de 2008

B O E I N G 7 7 7


A necessidade de uma aeronave moderna, de grande alcance e menor consumo de combustível que os trijatos e quadrijatos, fizeram nascer o Boeing 777. United Airlines, All Nippon Airways, British Airways, Japan Airlines e Cathay Pacific, foram as empresas que participaram junto com a Boeing do esboço e da análise do que deveria ser essa nova aeronave.

Inicialmente foi lançada a versão 200 e posteriormente a 200ER e 300ER. A versão 200 tinha capacidade de carregar em seus tanques, cerca de 117.335 litros de combustível. A última versão 300ER já tinha essa capacidade aumentada para 171.155 litros. Novas gerações de turbinas moderníssimas estão instaladas. Na versão 200 as mesmas tinham potência de 74.000 e 77.000 libras e nas mais recentes, a potência das mesmas já chega a 84.000 e 98.000 libras de empuxo, a mais poderosa hoje fabricada na aviação comercial. A versão cargueira recebe 32 containers paletizados.

Como as mais novas gerações do 767, o Boeing 777 também tem a autorização para vôos de longas distâncias no sistema ETOPS (180 minutos de aeroporto alternativo) - as maiores para bijatos. Mitsubishi, Kawazaki e Fuji, são parceiros próximos da Boeing em eletrônica e aviônicos, transformando essa aeronave numa das mais modernas e seguras do mundo contemporâneo.

A Série 300 tem 73,9 metros de comprimento (10 m a mais que a versão 200) e pode tansportar 386, 479 ou 550 passageiros (respectivamente em três classes, duas classes e classe única) e autonomia para 10.805 km de vôo sem escalas. Com 299.375 kg de capacidade máxima de peso para decolagem, é uma das mais elevadas do mundo. Em 26 de junho de 1995 a Boeing iniciou os trabalhos de construção do 777-300ER.

As primeiras aquisições desses novíssimos 777-300ER foram efetivados no Salão Aeronáutico de Paris, em 1995, quando Air France, All Nippon Airways, Cathay Pacific Airways, Koren Airlines e Thai Airways, encomendaram 31 (trinta e uma) aeronaves desse modelo, totalizando US$ 3,1 bilhões. Esse foi o primeiro programa de fabricação de uma aeronave na Boeing, financiado com recursos de empresas internacionais. Um ano mais tarde, Japan Airlines e Malaysia Airlines, adquiriram mais 05 (cinco) unidades cada uma. O primeiro 777-300 foi entregue em Junho de 1998, para a Cathay Pacific.

O Boeing 777-300ER foi lançado como um substituto do 747-400, e tendo uma capacidade de passageiros de 365 passageiros (3 classes) até 570 passageiros (classe única). Seu alcance é de 14,594 km. O 777Freighter, ou simplesmente 777F (cargueiro) foi criado como um substituto a antigos modelos do Boeing 747, do MD-11 e do DC-10. O primeiro cliente a encomendá-lo foi a Air France que receberá sua aeronave em 2008. A Boeing trabalha com uma previsão de haver um espaço no mercado para 500 (quinhentas) aeronaves 777, de passageiros, cargueiros e mistos, nos próximos 15 anos, sendo 45% delas no mercado asiático. A GE irá fornecer as turbinas, que serão as maiores e mais potentes já fabricadas pelo homem, atingindo 115.000 kgs. de empuxo.

- HISTÓRICO DO BOEING 777 -
Especificações 777-200 777-200ER 777-300ER 777-200LR 777-300LR
Assentos (3 classes)
Assentos (2 classes)
Assentos (Classe única) 305
400
440 305
400
440 368
451
550 301 (3 classes) 365 (3 classes)
Carga (Em metros cúbicos) 160,16 m³ 160,16 m³ 213,8 m³ 150,2 m³ 200,5 m³
Turbinas (1)
Empuxo máximo (kgs) PW - 77.200
GE - 77.000
RR - 76.000 PW - 90.200
GE - 93.700
RR - 93.400 PW - 90.000
RR - 90.000
GE - 93.700 GE - 110.000 GE - 115.000
Capacidade de combustível 117.335 litros 171.160 litros 171.160 litros 195.285 litros 181.280 litros
Peso máximo de decolagem 247.210 kg 297.824 Kg 299.370 Kg 341.105 Kg 341.105 Kg
Autonomia de vôo 9.525 Km 14.260 Km 11.029 Km 16.330 Km 13.430 Km
Velocidade de Cruzeiro 0,84 Mach 0,84 Mach 0,84 Mach 0,84 Mach 0,84 Mach
Comprimento 63,7 m 63,7 m 73,9 m 63,7 m 73,9 m
Largura de asa a asa 60,9 m 60,9 m 60,9 m 64,8 m 64,8 m
Altura 18,5 m 18,5 m 18,5 m 18,6 m 18,6 m
Largura da cabine 5,86 m 5,86 m 5,86 m 5,86 m 5,86 m
Diâmetro exterior 6,19 m 6,19 m 6,19 m 6,19 m 6,19 m

(1) PW - Pratt & Whitney e GE - General Electric (ambas norte-americanas); RR - Rolls Royce (inglesa).

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