
Cálculos - Rampa Ideal na Aproximação
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Resposta: Paulo Marcelo Soares
P: Na aproximação final, como faço para manter uma rampa de planeio ? Será que só conseguirei isso com as cartas ? R: Não. Existem várias maneiras de se manter uma rampa adequada. O princípio de tudo é você estar estabilizado na final, ou seja, em uma situação tal que a variação de potência e velocidade seja mínima. Como dizem os aviadores mais antigos, você tem que "pousar" o avião a umas 5 Nm da cabeceira, ou seja, colocar o avião na atitude e velocidade de pouso nesta distância. Depois é só ir mantendo os parâmetros e ir perdendo a altitude até o toque na pista.
Uma boa dica é ver a posição e o movimento da pista com relação ao seu painel. Se você está vendo a pista "subir" pelo seu painel, é sinal de que a sua razão de descida está muito alta. Caso a pista esteja "descendo" pelo painel, é sinal de que você
está ficando alto.
Falando em razão de descida, procure manter uma razão de cerca de 5 vezes a sua velocidade. Por exemplo, fazendo uma aproximação a 100 Knots, sua razão deve ser de 500 ft/min e assim por diante. O ideal é que você mantenha uma razão na final de 300 ft para cada milha de distância de pista, ou seja, inicie a final a 3 Nm e 900 ft. quando você estiver a 2 Nm sua altura deverá ser de 600 ft e a 1 Nm deverá ser de 300 ft. Use uma pista com um VOR para lhe ajudar nesta fase inicial. Use também uma pista com VASIS.
Mantenha uma razão d descida de 5 vezes a velocidade e veja se a pista está parecendo mover-se para cima do painel (se afastando). Caso isto aconteça, reduza a sua razão de descida. Caos a pista esteja parecendo mover-se para baixo( tendendo a sumir debaixo do parabrisa) vc está ficando alto. Aumente sua razão de descida (mas não mais do que 1000 ft/min abaixo de 1000 ft de altura). Caso a posição da pista em relação ao painel esteja constante, vc está na rampa ideal.
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