segunda-feira, 7 de julho de 2008




VARIGLOG: CONTAGEM REGRESSIVA

O cerco se fecha na VarigLog. A ANAC deu prazo até o dia 7 para que a empresa apresente novos sócios brasileiros, comprovadamente com controle da maioria do capital. Caso a empresa não cumpra o pedido da agência, sua concessão operacional poderá ser cassada.

TRIP DE FROTA NOVA

Parabéns à Trip: nova (e muito elegante) identidade visual, aplicada na frota novinha de jatos Embraer 175 recém encomendados. O Brasil precisa mesmo de empresários empreendedores e ousados como Renan Chieppe e José Mário Capriolli, que comandam essa virada da empresa.

RICO ENCOLHE

E a Rico não aguentou a bordoada dupla: a entrada da Gol nos seus domínios e sobretudo, as contas de combustível dos beberrões 737-200. Os Boeing foram encostados e como conseqüência, a companhia viu-se obrigada a reduzir drasticamente a malha, e agora opera apenas com aeronaves Embraer 120 e EMB-110.

E-PROPS

O preço estratosférico do barril do ouro negro inviabilizou os jatos de 50 lugares. O que faz a Embraer? Estuda com afinco, mas sem muito alarde, mineiramente, a criação de uma família de aeronaves regionais turbo-hélices. A empresa deve lançar não apenas um, mas talvez até 3 modelos de aeronaves, cujas capacidades devem ficar entre 40 e 80 assentos. Inteligente.

F-X2, COM X DE XAVEZ

O Brasil retoma a competição para reequipamento de sua linha de defesa de frente. Pode-se dizer que o "Companheiro Chavez", aprontando das suas além da Calha Norte, pode ser o maior responsável. O fato é que o Brasil acordou para a realidade de que precisa mesmo de uma linha de aeronaves de interceptação de alta performance. Os candidatos são o F-18E/F, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon II, Sukhoi Su-35 e o SAAB Gripen. O total da encomenda pode chegar a 120 unidades, com entregas entre 2014 e 2020.

MAYDAY

Os CEOs das principais companhias aéreas do mundo, reunidos em Istambul, deram o alerta. O grupo resolveu por unanimidade fazer um apelo aos respectivos governos, aeroportos e coletividades que trabalham no setor, para que tomem ações urgentes para auxiliar no esforço de sobrevivência da aviação comercial, em meio à debacle em que se encontra o setor. maioria - um legítimo "Mayday". O quadro é tão grave que Jean-Cyril Spinetta, CEO da Air France afirmou o seguinte: "O quadro agora é mais grave do que a dramática situação vivida em de 11 de setembro de 2001".

FUMAÇA

Os pilotos de um Boeing 757 tiveram de usar máscaras de oxigênio quando o cockpit se encheu de fumaça tóxica na decolagem de Manchester de um Boeing 757, fato que se repetiu posteriormente em outros vôos. Procurando o "misterioso" culpado, o Departamento de Transportes do Reino Unido concluiu o que já é óbvio para a maioria dos especialistas em climatização embarcada: selos ou vedações defeituosas no motor podem permitir a passagem da fumaça do óleo lubrificante para a cabine. Só para lembrar, o ar para a pressurização / condicionamento do ar é obtido pela "sangria" do compressor do motor. Esse problema tem sido enfrentado com freqüência sobretudo pelo BAe 146.

PREGADOS

A fadiga dos pilotos preocupa o renomado NTSB dos EUA que cita três acidentes e um incidente registrados em companhias de aviação regional dos EUA. O Escritório Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB) solicitou ao FAA a elaboração de diretrizes para que os operadores possam implamtar um sistema eficiente de gestão da fadiga de seus tripulantes.

NEW FACES

A Air France acha que é hora de surgir um novo programa para o lançamento de um novo jato comercial de médio alcance que seja mais eficiente, sobretudo em termos de consumo de combustível, do que os bem-sucedidos Airbus A320 e Boeing 737. Com as vendas ainda em alta desses dois modelos, os dois fabricantes adiam o quanto podem o desenvolvimento de aeronaves sucessoras.

JATROPHA NELES

A Air New Zealand vai experimentar um novo biocombustível em um de seus 747-400. O novo produto é produzido a partir da "jatropha" uma erva daninha que cresce em solo semi-árido, não-irrigado e produz frutos que contém de 30% a 40% de óleo. Caso seja adotado, seu custo - segundo as estimativas - será cerca de 2/3 daquele de um combustível convencional.

ALTAS ESFERAS

Duas empresas de turismo espacial tem novidades para julho, começando pela Virgin Galactic. No dia 28 vai apresentar oficialmente a nova nave-mãe "White Knight II", lançadora da igualmente nova aeronave sub-orbital "SpaceShipTwo", projetado pelo lendário Burt Rutan em sua fábrica Scaled Composites. Preço estimado do bilhete: US$ 250 mil. Enquanto isso, a Space Adventures de Virginia, prepara-se para incluir seu sexto passageiro pagante (precinho camarada de US$ 30 milhões) para acompanhar a viagem regular dos cosmonautas russos rumo à Estação Espacial Internacional, com embarque previsto da base de Baikonur em 12 de outubro. Detalhe: há mais dois passageiros na fila de espera.

UH, OH

Boeing e Airbus podem perder até 25% de suas encomendas segundo estimativas de analistas de mercado com a continuidade dos danos provocados a todas as companhias aéreas pela escalada no preço dos combustíveis. Muitas companhias recém-chegadas e sub-capitalizadas na Ásia e Europa estabeleceram planos irrealistas, ultra-agressivos de crescimento que podem resultar em significativos cancelamentos de pedidos. Se a moda pega...

LAN NO TOPO, NOVAMENTE

A LAN Airlines foi eleita pela 7ª vez "A Melhor Companhia Aérea" da América Central, América do Sul e Caribe. A premiação foi concedida pela respeitado OAG - Official Airline Guide - considerado a principal publicação do gênero no mundo. O prêmio merece muita consideração e reflete o trabalho sério, inteligente e focado que a companhia multinacional, com base no Chile, vem fazendo nos últimos anos. Aliás, desde que foi privatizada.

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