sábado, 5 de julho de 2008

Como ser um piloto?


Como se tornar Piloto de avião?

Quem nunca sonhou em ser piloto de avião?

Aprender a voar é mais fácil do que pensa!

Além de conhecer o mundo, o piloto tem a vantagem de poder alcançar a realização pessoal.

Afinal, pilotar é um prazer!

Você pode começar agora mesmo, você precisa de vontade, dedicação e treinamento.

Conquistando sua licença de Piloto Privado de Avião, você terá permissão para voar carregando passageiros para qualquer lugar onde deseje.

No entanto, essa licença restringe o transporte de passageiro e cargas a sem caráter comercial. Se você não resiste à idéia de voar, encontre os livros de Piloto Privado Avião.

Nos cursos de Piloto Privado (PP) de avião, você tem toda a parte teórica que o deixará preparado para a prova do DAC. Já no curso de Piloto Comercial (PC), você dará um passo à frente, transformando um hobby numa profissão respeitada e admirada, a bordo das mais incríveis aeronaves civis do planeta, num mercado promissor tanto no segmento executivo como na aviação de grande porte das companhias aéreas. Então venha e comece hoje a transformar sua paixão em uma carreira de sucesso.

PILOTO PRIVADO DE AVIÃO - O INÍCIO DA CARREIRA

Para início na carreira, todo piloto deve passar pelo curso de piloto privado, que é conhecido pelos leigos como "breve".

Os livros didáticos proporcionam, em todos os pontos do território nacional, recursos didáticos para que o sonho profissional de voar ou fazer voar seja conseguido, eliminando barreiras como a distância, horário disponível para estudos, material didático, proporcionando com baixo custo, abrir as portas da aviação para o verdadeiro talento, transformando o sonho em realidade.

Pode-se dividir o curso de piloto privado em duas partes: teórica e prática.

Compreende as seguintes disciplinas.

Meteorologia

A primeira e única com fotos de nuvens e desenhos COLORIDOS para facilitar a identificação. Feita para pilotos do PP ao PLA, meteorologistas e navegantes em geral, 500 perguntas complementam o estudo. Códigos atualizados. 28ª edição / 2005 - 208 págs.

Motores e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves

Tudo sobre Conhecimentos Técnicos, direcionados aos alunos PP e PC, que vão prestar as provas do DAC. As explicações são claras, objetivas como convém para quem tem pouco tempo para o estudo, visto que os cursos são rápidos e com um volume grande de matéria a estudar. Trezentos exercícios finalizam a aprendizagem. 25ª edição / 2005 - 190 págs

Navegação Aérea VFR

A navegação aérea para iniciantes, com toda a matéria do programa do DAC para PP, uso do computador de vôo (redondo ou de régua), princípios da radionavegação e GPS. Mais de 200 figuras e gráficos 100 questões teóricas. 9ª Edição / 2005 - 256 págs.

O público exigiu a volta deste livro, depois de alguns anos em que foi reformulado, atualizado. Ele é destinado a quem quer aprender a navegar na prática, resolvendo os problemas propostos pelo autor, este aprendizado é garantido para toda a vida, sabendo como navegar mesmo não dispondo de GPS ou qualquer outro meio moderno, para isto Para alunos de escolas e aeroclubes, mas principalmente para quem é autodidata e faz o curso por conta própria e quer ter sucesso nas provas do DAC e em seus futuros vôo. A obra com de 26 problemas para avião/helicóptero, inclui ainda um encarte com 10 Cartas Aeronáuticas para a resolução e visualização dos problemas. Há também, um questionário extra, folha de planejamento para organizar dados e resultados de cada problema, gabaritos e os problemas resolvidos nas Cartas. Nessa obra, em um capítulo especial, temos os procedimento de decida e subida, onde mostra, por meio de fórmulas, figuras e gráficos, como devem ser executados os cálculos de planejamento, abastecimento, procedimentos de subida e decida, viagem. Solucionando esses problemas dentro dos padrões recomendados, o aluno estará habilitado à aprovação nos testes de navegação. 16ª Edição - 168 págs. - 2005.

Regulamentos de Tráfego Aéreo/VFR

Todo o regulamento visual, apresentado de uma maneira prática e objetiva. Publicado em edições pequenas, o que garante sua constante atualização, conforme as notas e avisos do DAC. É o mais utilizado nos melhores aeroclubes do Brasil. Para avião e helicóptero. Questionário com 200 questões. 32ª edição / 2007 - 232 págs.

Teoria de Vôo e Aerodinâmica de Baixa Velocidade

Um clássico na matéria TV, que a apresenta de forma clara e objetiva, seguindo o programa do DAC, a maioria dos pilotos que estão na ativa estudaram por este livro. Com desenhos feitos pelo próprio autor para melhor exemplificar a matéria. É finalizada com um capitulo de aerodinâmica de alta velocidade. 23ª edição / 2005 - 120 págs.

Segurança de Vôo

O Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro

Muitos pilotos voam pelo prazer e liberdade de voar, outros porque este é um meio independente, rápido e seguro de viajar. Ao invés de dirigir, ou submeter-se aos horários fixos dos transportes públicos, eles voam a trabalho, férias ou somente por diversão.

Para obter-se o Certificado de Conhecimentos Técnicos (CCT) é necessária à aprovação em uma prova aplicada pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) que contém 20 questões de cada matéria, na qual o aproveitamento mínimo deve ser de 70%. Embora para Piloto Privado não seja obrigatório fazer o curso para obtenção do CCT, podendo o aluno estudar sozinho para fazer a prova,

Mediante a aprovação em exames prestados para a ANAC e de posse do Certificado de Conhecimentos Teóricos - CCT deve começar a parte prática, o aluno deve voar no mínimo 35 horas em um aeroclube homologado pelo DAC. Mas antes de começar a voar é necessário ter o Certificado de Capacitação Física (CCF), que deve ser obtido em uma Junta Especial de Saúde (JES) do ministério da aeronáutica. Tal certificado possui duas categorias:

1a Classe: Destinado a pilotos comerciais, com validade de 1 ano.

2a Classe: Destinado a pilotos privados, com validade de 2 anos.

Com o CCF em mãos o piloto-aluno já pode iniciar a parte prática que inclui treinamento de curvas, subidas, descidas, estóis, emergências, decolagem, pouso, entre outros. Feita as horas necessárias o piloto-aluno é submetido ao chamado "check", que é um vôo de aproximadamente 01 hora no qual é verificada sua habilidade aprendida durante o curso. Aprovado no seu "vôo de check" o até então piloto-aluno receberá sua licença de Piloto Privado de Avião (breve), habilitando-o a voar aeronaves monomotoras, desde que não seja de maneira comercial ou remunerada.

Cumprida a instrução prática e teórica no equipamento, deverá solicitar, através do Serviço Regional de Aviação Civil - SERAC, o cheque em vôo por profissionais credenciados pela ANAC do seu piloto-aluno, para a posterior emissão do Certificado de Habilitação Técnica de Piloto Privado.

Comprovados o treinamento em vôo e o cheque feito, a ANAC emitirá a licença e o CHT permanente do candidato.

- O que são CCF, CCT, CHT e como conseguir os meus?

A aviação é repleta de abreviaturas e estas são algumas delas.

- CCF é a abreviatura de Certificado de Capacidade Física. É um certificado médico expedido pelo Ministério da Aeronáutica, após um exame físico do candidato.
O aluno deverá possuir um CCF válido para iniciar as aulas práticas e, como todo piloto, deverá levá-lo consigo em todos os vôos. Existem dois tipos de CCF: 1a. Classe e 2a. Classe. Para tornar-se Piloto Privado é necessário possuir um CCF de 2a. Classe, que se diferencia do de 1a. Classe pela rigidez dos exames médicos exigidos e pela validade. O de 1a. Classe é valido por apenas 1 ano enquanto de 2a. Classe é valido por 2 anos.
Deverão ser realizados nas Juntas de Saúde dos Hospitais da Aeronáutica ou através de Médicos e Clínicas credenciados

- CCT é a abreviatura de Certificado de Conhecimentos Técnicos. Tal certificado é expedido após a aprovação do aluno nos exames teóricos do Departamento de Aviação Civil. Para iniciar as aulas práticas, não é necessário a posse de um CCT. No entanto, é altamente recomendável uma vez que o conhecimento teórico dos diversos assuntos aeronáuticos enriquece e facilita as aulas práticas. É importante lembrar, entretanto, que você deverá possuir um CCT válido para obter sua licença de Piloto Privado de Avião.

- CHT é a abreviatura de Certificado de Habilitação Técnica. É a licença de Piloto propriamente dita.



REQUISITOS PARA A CARREIRA DE PILOTO

Poderão fazer o curso de piloto (avião ou helicóptero) as pessoas, de ambos os sexos, que tenham no mínimo 18 anos e, pelo menos, 1º grau completo ou equivalente.

Obtenção do CCT, haja vista ser este certificado, condição "sine qua non" para que o aluno possa voar sozinho.

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