Como se tornar Piloto de avião?
Quem nunca sonhou em ser piloto de avião?
Aprender a voar é mais fácil do que pensa!
Além de conhecer o mundo, o piloto tem a vantagem de poder alcançar a realização pessoal.
Afinal, pilotar é um prazer!
Você pode começar agora mesmo, você precisa de vontade, dedicação e treinamento.
Conquistando sua licença de Piloto Privado de Avião, você terá permissão para voar carregando passageiros para qualquer lugar onde deseje.
No entanto, essa licença restringe o transporte de passageiro e cargas a sem caráter comercial. Se você não resiste à idéia de voar, encontre os livros de Piloto Privado Avião.
Nos cursos de Piloto Privado (PP) de avião, você tem toda a parte teórica que o deixará preparado para a prova do DAC. Já no curso de Piloto Comercial (PC), você dará um passo à frente, transformando um hobby numa profissão respeitada e admirada, a bordo das mais incríveis aeronaves civis do planeta, num mercado promissor tanto no segmento executivo como na aviação de grande porte das companhias aéreas. Então venha e comece hoje a transformar sua paixão em uma carreira de sucesso.
PILOTO PRIVADO DE AVIÃO - O INÍCIO DA CARREIRA
Para início na carreira, todo piloto deve passar pelo curso de piloto privado, que é conhecido pelos leigos como "breve".
Os livros didáticos proporcionam, em todos os pontos do território nacional, recursos didáticos para que o sonho profissional de voar ou fazer voar seja conseguido, eliminando barreiras como a distância, horário disponível para estudos, material didático, proporcionando com baixo custo, abrir as portas da aviação para o verdadeiro talento, transformando o sonho em realidade.
Pode-se dividir o curso de piloto privado em duas partes: teórica e prática.
Compreende as seguintes disciplinas.
Meteorologia
A primeira e única com fotos de nuvens e desenhos COLORIDOS para facilitar a identificação. Feita para pilotos do PP ao PLA, meteorologistas e navegantes em geral, 500 perguntas complementam o estudo. Códigos atualizados. 28ª edição / 2005 - 208 págs.
Motores e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves
Tudo sobre Conhecimentos Técnicos, direcionados aos alunos PP e PC, que vão prestar as provas do DAC. As explicações são claras, objetivas como convém para quem tem pouco tempo para o estudo, visto que os cursos são rápidos e com um volume grande de matéria a estudar. Trezentos exercícios finalizam a aprendizagem. 25ª edição / 2005 - 190 págs
Navegação Aérea VFR
A navegação aérea para iniciantes, com toda a matéria do programa do DAC para PP, uso do computador de vôo (redondo ou de régua), princípios da radionavegação e GPS. Mais de 200 figuras e gráficos 100 questões teóricas. 9ª Edição / 2005 - 256 págs.
O público exigiu a volta deste livro, depois de alguns anos em que foi reformulado, atualizado. Ele é destinado a quem quer aprender a navegar na prática, resolvendo os problemas propostos pelo autor, este aprendizado é garantido para toda a vida, sabendo como navegar mesmo não dispondo de GPS ou qualquer outro meio moderno, para isto Para alunos de escolas e aeroclubes, mas principalmente para quem é autodidata e faz o curso por conta própria e quer ter sucesso nas provas do DAC e em seus futuros vôo. A obra com de 26 problemas para avião/helicóptero, inclui ainda um encarte com 10 Cartas Aeronáuticas para a resolução e visualização dos problemas. Há também, um questionário extra, folha de planejamento para organizar dados e resultados de cada problema, gabaritos e os problemas resolvidos nas Cartas. Nessa obra, em um capítulo especial, temos os procedimento de decida e subida, onde mostra, por meio de fórmulas, figuras e gráficos, como devem ser executados os cálculos de planejamento, abastecimento, procedimentos de subida e decida, viagem. Solucionando esses problemas dentro dos padrões recomendados, o aluno estará habilitado à aprovação nos testes de navegação. 16ª Edição - 168 págs. - 2005.
Regulamentos de Tráfego Aéreo/VFR
Todo o regulamento visual, apresentado de uma maneira prática e objetiva. Publicado em edições pequenas, o que garante sua constante atualização, conforme as notas e avisos do DAC. É o mais utilizado nos melhores aeroclubes do Brasil. Para avião e helicóptero. Questionário com 200 questões. 32ª edição / 2007 - 232 págs.
Teoria de Vôo e Aerodinâmica de Baixa Velocidade
Um clássico na matéria TV, que a apresenta de forma clara e objetiva, seguindo o programa do DAC, a maioria dos pilotos que estão na ativa estudaram por este livro. Com desenhos feitos pelo próprio autor para melhor exemplificar a matéria. É finalizada com um capitulo de aerodinâmica de alta velocidade. 23ª edição / 2005 - 120 págs.
Segurança de Vôo
O Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro
Muitos pilotos voam pelo prazer e liberdade de voar, outros porque este é um meio independente, rápido e seguro de viajar. Ao invés de dirigir, ou submeter-se aos horários fixos dos transportes públicos, eles voam a trabalho, férias ou somente por diversão.
Para obter-se o Certificado de Conhecimentos Técnicos (CCT) é necessária à aprovação em uma prova aplicada pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) que contém 20 questões de cada matéria, na qual o aproveitamento mínimo deve ser de 70%. Embora para Piloto Privado não seja obrigatório fazer o curso para obtenção do CCT, podendo o aluno estudar sozinho para fazer a prova,
Mediante a aprovação em exames prestados para a ANAC e de posse do Certificado de Conhecimentos Teóricos - CCT deve começar a parte prática, o aluno deve voar no mínimo 35 horas em um aeroclube homologado pelo DAC. Mas antes de começar a voar é necessário ter o Certificado de Capacitação Física (CCF), que deve ser obtido em uma Junta Especial de Saúde (JES) do ministério da aeronáutica. Tal certificado possui duas categorias:
1a Classe: Destinado a pilotos comerciais, com validade de 1 ano.
2a Classe: Destinado a pilotos privados, com validade de 2 anos.
Com o CCF em mãos o piloto-aluno já pode iniciar a parte prática que inclui treinamento de curvas, subidas, descidas, estóis, emergências, decolagem, pouso, entre outros. Feita as horas necessárias o piloto-aluno é submetido ao chamado "check", que é um vôo de aproximadamente 01 hora no qual é verificada sua habilidade aprendida durante o curso. Aprovado no seu "vôo de check" o até então piloto-aluno receberá sua licença de Piloto Privado de Avião (breve), habilitando-o a voar aeronaves monomotoras, desde que não seja de maneira comercial ou remunerada.
Cumprida a instrução prática e teórica no equipamento, deverá solicitar, através do Serviço Regional de Aviação Civil - SERAC, o cheque em vôo por profissionais credenciados pela ANAC do seu piloto-aluno, para a posterior emissão do Certificado de Habilitação Técnica de Piloto Privado.
Comprovados o treinamento em vôo e o cheque feito, a ANAC emitirá a licença e o CHT permanente do candidato.
- O que são CCF, CCT, CHT e como conseguir os meus?
A aviação é repleta de abreviaturas e estas são algumas delas.
- CCF é a abreviatura de Certificado de Capacidade Física. É um certificado médico expedido pelo Ministério da Aeronáutica, após um exame físico do candidato.
O aluno deverá possuir um CCF válido para iniciar as aulas práticas e, como todo piloto, deverá levá-lo consigo em todos os vôos. Existem dois tipos de CCF: 1a. Classe e 2a. Classe. Para tornar-se Piloto Privado é necessário possuir um CCF de 2a. Classe, que se diferencia do de 1a. Classe pela rigidez dos exames médicos exigidos e pela validade. O de 1a. Classe é valido por apenas 1 ano enquanto de 2a. Classe é valido por 2 anos. Deverão ser realizados nas Juntas de Saúde dos Hospitais da Aeronáutica ou através de Médicos e Clínicas credenciados
- CCT é a abreviatura de Certificado de Conhecimentos Técnicos. Tal certificado é expedido após a aprovação do aluno nos exames teóricos do Departamento de Aviação Civil. Para iniciar as aulas práticas, não é necessário a posse de um CCT. No entanto, é altamente recomendável uma vez que o conhecimento teórico dos diversos assuntos aeronáuticos enriquece e facilita as aulas práticas. É importante lembrar, entretanto, que você deverá possuir um CCT válido para obter sua licença de Piloto Privado de Avião.
- CHT é a abreviatura de Certificado de Habilitação Técnica. É a licença de Piloto propriamente dita.
REQUISITOS PARA A CARREIRA DE PILOTO
Poderão fazer o curso de piloto (avião ou helicóptero) as pessoas, de ambos os sexos, que tenham no mínimo 18 anos e, pelo menos, 1º grau completo ou equivalente.
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