sexta-feira, 11 de julho de 2008

Embraer 175



Embraer 175 em Otawwa




Tipo
Avião comercial


Fabricante

Embraer


Primeiro vôo
16 de junho de 2002


Capacidade
78/88 passageiros



Comprimento
31,68 metros


Envergadura
26,00 metros


Altura
9,73 metros



Velocidade máxima
Cruzeiro Mach 0,80 km/h

Histórico

Após o sucesso alcançado pelos jatos regionais ERJ-145, a fabricante brasileira Embraer apostou no desenvolvimento de uma nova família de aeronaves, com capacidade entre 70 e 90 passageiros, ampliado depois para 110 passageiros, com o Embraer 195.

Optou-se por começar o desenvolvimento do zero, o que transformou os E-Jets, como são conhecidos, na primeira família desenvolvida após os Brasília, já que os ERJ são baseados na fuselagem deste.

Após o lançamento do Embraer 170, foi a vez do Embraer 175, na verdade, uma versão alongada do mesmo, que lhe dou uma maior capacidade.

O primeiro vôo aconteceu em 2000, e a primeira encomenda foi para da Air Canada, que também foi o cliente lançador do tipo, em 2005.


* Sua designação original era ERJ-175 (Embraer Regional Jetliner), mas o fabricante optou pelo nome atual para desvincular a aeronave da aviação regional.

* As aeronaves desta família são conhecidas como E-Jets.

* Os jatos da Embraer são chamados no exterior de Jungle-Jets.

Concorrentes

O Embraer 175 é concorrente direto do Sukhoi Superjet 100, Bombardier Q400 e 900.

A nova família de aviões, os EMBRAER 170/190, têm como alvo o segmento de mercado voltado às companhias aéreas que necessitam aviões de 70 a 110 passageiros.

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