O McDonnell Douglas DC-10, foi um novo marco na aviação de larga escala. Um trijato, ultramoderno, seguro e confortável para a sua época. A maioria das grandes empresas aéreas que se utilizavam de rotas transatlânticas, operaram o DC-10, também de muitos prestígio junto as operadoras de turismo e empresas cargueiras.
A produção do primeiro modelo foi iniciada em Janeiro de 1968 e, em 1971 foi feita a primeira entrega dessa aeronave para rotas comerciais. A produção continuou até o ano de 1989, com 386 entregas na versão comercial e mais 60 na versão militar chamada de KC-10, para uso como cargueiro e avião-tanque de reabastecimento aéreo, totalizando com isso 446 aeronaves. As aeronaves militares foram todas para a Força Aérea dos Estados Unidos.
A produção era na sede da Douglas, em Long Beach, Califórnia e foram construídas 06 (seis) versões - DC-10/10, DC-10/15, DC-10/30, DC-10/40, DC-10/30F e DC-10 Conversível, para as séries 10, 30 e 40.
A série 10, tinha autonomia para 6.436 Km, utilizava turbinas GE CF6-6 com 17.144 kgs. de empuxo cada e foi lançada em 29 de Agosto de 1970 e certificada pelo FAA em 29 de Julho de 1971. American Airlines e United Airlines iniciaram os vôos com essa aeronave em 05 de Agosto de 1971. A versão original era para 270 passageiros, 15 tripulantes, consumia 10.800 litros de combustível por hora e sua produção em série iniciou-se em Agosto de 1971.
No ano seguinte foi lançada a Série 40, com turbinas JT9D turbofan da Pratt Whitney, 9.322 km de autonomia e no mesmo ano já estava em serviço regular.
Em 1973 foi lançada a Série 30, com turbinas CF6-50 da GE e raio de ação de 9.493 Km. Nesse mesmo ano foi introduzida a versão conversível, podendo ser transformada em exclusivamente cargueira ou exclusivamente de passageiros, em poucas horas. A versão "Convertible" poderia ser utilizada nas versões 10, 30 ou 40 - as disponíveis à época. Tinha capacidade para 453 metros cúbicos de carga ou acima de 380 passageiros em classe única. O DC-10/30 na sua versão original, levava 260 passsageiros, 15 tripulantes e consumia 10.800 litros de combustível por hora de vôo e a versão ER (Extended Range), idem, mas com maior autonomia. O seu valor à época do lançamento era de US$ 49,25 milhões (DC-10-30ER) e US$ 43,70 milhões (DC-10-30).
A Série 15, foi lançada em 1979 e era uma aeronave mista (menor, de tamanho equivalente ao DC-10/10 e mais potente como o DC-10/30). Era ideal para operar a grandes altitudes, com capacidade total de carga e em aeroportos mais altos ou muito quentes, quando em geral as aeronaves não podem operar com sua capacidade máxima.
Em Maio de 1984, foi lançada a versão DC-10/30F - exclusivamente cargueira -, a pedido da Federal Express (FEDEX - maior empresa de carga aérea do mundo). A primeira entrega foi em 24 de Janeiro de 1986. Ela transportava 79.380 Kg de carga e tinha autonomia para 6.115 Km, com capacidade máxima de operação. Faz muito sucesso até hoje e várias aeronaves de passageiros foram convertidas em cargueiras, pois opera muita carga, com baixo custo operacional e em rotas mais longas, possuindo ainda, um valor agregado menor - com isso as prestações de financiamentos ou leasing se tornam menores - viabilizando seu uso.
Das 17.144 libras de empuxo da primeira turbina até 24.494 libras para a última das versões, muitas modificações nesses motores foram efetuados. Apesar do aumento da potência, o consumo se manteve praticamente inalterado. Assim as aeronaves puderam voar a maiores distâncias ou transportar mais peso com o mesmo custo.
O DC-10, foi a primeira aeronave certificada pelo FAA a atingir o "Stage 3", de poluição sonora e do ar, demonstrando com isso a alta tecnologia de suas turbinas. As exigências internacionais nesse sentido também eram atendidas pelo DC-10. A VARIG foi a única empresa brasileira a operar - e continua operando - essa aeronave. O primeiro vôo desse avião com a bandeira brasileira, foi do Rio de Janeiro a Porto Alegre, transportando o então Presidente da companhia, Sr. Rubel Thomas, empresários, políticos e convidados. Imediatamente depois ela entrou em serviço internacional, voando para Nova York, Tóquio, Paris e, posteriormente para toda Europa e América do Norte.
Especificações DC-10/10 DC-10/15 DC-10/30 DC-10/40
Assentos (2 classes)
Assentos (classe única) 250
380 250
380 250
380 250
380
Capacidade de carga 130,7 m³ 130,7 m³ 130,7 m³ 130,7 m³
Turbinas - empuxo em kgs. PW - 18.144 PW - 21.092 PW - 23.133 PW - 24.494
Capacidade do tanque 82.134 Litros 100.859 Litros 138.720 Litros 138.720 Litros
Peso máximo de decolagem 195.045 Kg 206.385 Kg 259.459 Kg 251.701 Kg
Velocidade máxima 965 Km/hora 965 Km/hora 965 Km/hora 965 Km/hora
Comprimento 55,5 m 55 m 55 m 55 m
Largura entre as asas 47,3 m 47,3 m 50,4 m 50,4 m
Altura 17,7 m 17,7 m 17,7 m 17,7 m
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