domingo, 6 de julho de 2008

B O E I N G 767

Esse widebody, possui 04 (quatro) versões disponíveis no mercado. O B-767-200, 767-300, 767-400 (todos de passageiros) e o 767-300F (exclusivamente cargueiro). Eles ocupam a faixa de mercado de 200 a 300 passageiros, divididos em duas ou três classes (primeira e turística ou primeira, executiva e turística).



A produção do 767, iniciou-se em 1978 com a encomenda de 30 (trinta) deles pela United Airlines. O avião foi apresentado oficialmente em Everett, Wash, em 04 de Agosto de 1981 e voou pela primeira vez em 26 de Setembro do mesmo ano. A versão 300 teve seu programa de desenvolvimento iniciado em Setembro de 1983 e em Setembro de 1986 a Japan Airlines recebeu o primeiro exemplar, cerca de 6,43 metros mais longo, com 31% mais capacidade de carga e 20% mais assentos disponíveis.

Posteriormente vieram o 767-200ER e 300 ER (Extended Range). A versão básica do 767-200 tem peso máximo de decolagem de 136.080 kg e utiliza 1.735 metros de pista para decolar, lotado. Ele pode operar em vôo nonstop entre São Francisco e Nova York por exemplo, com seus 224 assentos ocupados. A versão ER tem peso bruto de decolagem de 179.170 kg, ocupa 2.865 metros de pista para decolar lotado e tem capacidade para 12.250 km sem escalas (Londres-Bombaim, Tóquio-Sidney ou Nova York-Beirute, com 181 passageiros em três classes, por exemplo). A versão standard utiliza 229 e 255 assentos (três e duas classes respectivamente) em vôos de média distância.

Em Maio de 1985, a FAA, aprovou a utilização do B-767 em vôos de longa distância, com alternativa de aeroporto a até 120 minutos e em Março de 1989, para alternativa a até 180 minutos, a maior existente para bi-jatos.

O Boeing 767-300F, é derivado da versão de passageiros e foi apresentado em Janeiro de 1993, quando a UPS (United Parcel Service) anunciou a compra de 60 (sessenta) unidades - a maior compra da história em aeronaves cargueiras de uma só vez - e entrou em operação comercial em Outubro de 1995, pela UPS. Ele acomoda até 24 pallets e mais outros menores nos porões, transportando até 60,5 toneladas de carga útil com autonomia para 6.056 km. Com 50 toneladas, essa autonomia chega a 7.880 km de extensão. Existem 36 em serviço atualmente.

O mais novo membro da família 767, é a Série 400, apresentada em Abril de 1997 com encomenda firme da Delta Airlines para 21 aeronaves. Posteriormente, em 10 de Outubro de 97, a Continental também confirmou a aquisição de outras 26 aeronaves desse modelo. Ela tem fuselagem 6,43 metros maior que a versão 300ER, com capacidade cerca de 15% a mais em assentos disponíveis (245 na configuração de três classes e 304 na configuração duas classes). Os dois primeiros 767-400ER foram entregues em Agosto de 2000 para a Delta e Continental Airlines, entrando em serviço comercial regular, em 14 de Setembro de 2000 pela primeira vez. É considerado o substituto natural dos Douglas DC-10, Airbus A-300 e Lockheed TriStar L-1011/500 e com vantagens no consumo bem menor de combustível. Possui raio de ação máximo de 10.440km. Segundo a Boeing, possui economia de 4% (quatro por cento) no seu custo operacional, em relação ao seu concorrente direto Airbus A330-200. O seu pacote de instrumentos do painel e de aviônicos, diminuiu de 67 para 20, facilitando e racionalizando a manutenção e controle de vôo. Possui 51,9 metros de comprimento e peso máximo de decolagem de 204.120 kg.

Cerca de 80 operadoras e mais de 800 aeronaves 767 estão em uso regular em todo o mundo, sendo que atualmente são produzidas apenas as séries ER (200ER, 300ER, 400ER e 300F-ER). Acumulam mais de 7,5 milhões de vôos realizados, sendo que 1,3 milhões deles foram utilizando a norma ETPOS (com alternativa de aeroporto a 180 minutos de distância).

- HISTÓRICO DO BOEING 767 -
Especificações 767-200ER 767-300ER 767-300F/ER 767-400ER
Assentos (3 classes)
Assentos (2 classes)
Assentos (Classe única) 181
224
255 ou mais 218
269
351 ou mais 68.468 kg de
carga paga
(24 pallets) 245
304
375 ou mais
Carga (Em metros cúbicos) 81m³ 106,8 m³ 454 m³ 129,6 m³
Turbinas (1)
(Empuxo máximo - libras) PW - 63.300
GE - 62.100
PW - 63.300
GE - 62.100
RR - 59.500 PW - 63.300
GE - 62.100
RR - 59.500 PW - 63.300
GE - 62.100
Capacidade de combustível 90.770 90.770 90.770 90.770
Peso máximo de decolagem 179.170 186.880 186.880 204.120
Raio de ação máximo 12.250 km 11.320 km 6.056 km 10.440 km
Velocidade de cruzeiro 850 km/hora 850 km/hora 850 km/hora 850 km/hora
Comprimento 48,5 m 54,9 m 54,9 m 61,4 m
Largura de asa a asa 47,6 m 47,6 m 47,6 m 51,9 m
Altura 15,8 m 15,8 m 15,8 m 16,8 m
Largura da cabine 4,7 m 4,7 m 4,7 m 4,7 m
Data da certificação 03/1984 20.01.1988 12.10.1995 20.07.2000
Data do 1° vôo 26.03.1984 19.02.1988 12.10.1995 29.08.2000
1ª empresa a operar El Al (Israel) American (EUA) UPS (EUA) Continental (EUA)

(1) PW - Pratt & Whitney e GE - General Electric (ambas norte-americanas); RR - Rolls Royce (inglesa).

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