O North-American T-6 é um avião monomotor, de trem de aterragem convencional, retráctil, com roda de cauda destinado à instrução e ao treino de pilotos e, também, utilizado em combate em diversos cenários como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coreia e mais recentemente na Guerra do Ultramar Português.
A denominação T-6 Texan pela qual o avião ficou famoso, só foi adoptada pelas Força Aérea dos EUA em 1948. Até aí, as suas várias versões tiveram várias designações, quer de fábrica quer dos diversos utilizadores.
Em 1936 a Marinha dos Estados Unidos encomendou cerca de 40 aviões à North American Aviation para instrução dos seus pilotos. O protótipo desta aeronave recebeu a desiganção de fábrica NA-16.
Rapidamente,principalmente pela caracteristica de possuir o trem retráctil, o fabricante começou a receber inúmeras encomendas, dos três ramos das forças armadas americanas. O Exército alterou a designação para AT-6. Iniciou-se a produção em grandes quantidades em 1941, produzindo-se cerca de 1200 aviões.
Quando a Segunda Guerra Mundial começou, a Força Aérea dos Estado Unidos dispunha de mais de 2000 aviões AT-6 ao serviço.
Em 1947, foi o avião escolhido para a instrução básica de pilotagem. Em 1948 começaram a aparecer aviões ostentando uma nova designação,o T-6G Texan que apresentava algumas inovações como depósitos com maior capacidade, um novo painel de instrumentos com melhores instrumentos de navegação, etc.
Sob licença, os canadenses fabricaram este tipo de avião, com o nome Harvard.
Foi um dos aviões mais utilizado pelas diversas forças armadas mundiais.
Descrição | |
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Fabricante | North American Aviation/EUA Sob licença: Canadian Car&Foundry Co. Ltd/Canadá; Noorduyn Aviation/Canadá, Commonwellth Aircraft Corp./Austrália |
Primeiro vôo | 1935 |
Entrada em serviço | |
Missão | Instrução básica e treino de pilotos |
Tripulação | 2 (1 piloto e 1 aluno) |
Dimensões | |
Comprimento | 8,84 m |
Envergadura | 12,82 m |
Altura | 3,66 m |
Área (asas) | 23,60 m² |
Peso | |
Tara | kg |
Peso total | 1938 kg |
Peso bruto máximo | 2540 kg |
Propulsão | |
Motores | 1 x Pratt&Whitney R-1340-AN1 Wasp, de 9 cilindros radias arrefecidos a ar |
Força (por motor) | 550 Hp kN |
Performance | |
Velocidade máxima | 402 km/h (Mach: ) |
Alcance bélico | km |
Alcance | 1200 km |
Tecto máximo | 6550 m |
Relação de subida | m/min |
Armamento | |
Metralhadoras | {{{metralhadoras}}} |
Mísseis/ Bombas | 2 Bombas de 50Kg; 6 Bombas de 15 Kg |
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