domingo, 6 de julho de 2008

M D - 8 0 / 9 0 S E R I E S

O Boeing MD-80 (originalmente Douglas MD-80), é um bijato, com turbinas na parte traseira da fuselagem, para rotas curtas. É muito econômico e silencioso, ideal para operar em aeroportos centrais das cidades, tendo recebido a certificação do FAA (Federal Aviation Administration - Estados Unidos) em Agosto de 1980 e em Outubro de 1980 já estava em serviço comercial regular. As turbinas Pratt Whitney JT8D-200 e sua aerodinâmica eficiente, fazem desse avião como, talvez, o de mais baixo custo de operação para rotas comerciais acima de 100 passageiros, do mundo.

Foram lançados os modelos MD-81, MD-82, MD-83 e MD-88 todos (à exceção do MD-87) com 45,08 metros de comprimento e capacidade para até 172 passageiros em classe única. O MD-87 possui 39,76 metros e capacidade para 139 assentos. Todos possuem 32,88 metros de distância da ponta de uma asa a outra (largura) e foram produzidas na fábrica localizada em Long Beach, Califórnia - antiga sede da McDonnell Douglas. Após a aquisição da Douglas pela Boeing, o modelo MD-95, dá série 90, foi rebatizado de Boeing 717, que é uma versão evoluída da série.

O raio de ação para vôos nonstops, variam, de acordo com o modelo e versão, entre 2.410 e 4.345 Kms. As primeiras operadoras desse avião no mundo foram a Swissair e a Austrian Airlines, no que foram seguidas por pequenas empresas de charters e regionais. Posteriormente empresas chinesas adquiriram 35 equipamentos e, a American Airlines, que é a maior operadora dessa aeronave, com um total de 275 (duzentos e setenta e cinco) em suas diversas versões.

Atualmente, 420 aeroportos do mundo recebem 4.800 vôos diários das diversas empresas, com aeronaves da Serie 80. 26 (vinte e um) bilhões de Km e 2,4 bilhões de passageiros já passaram pelos Boeing MD-80.

O MD-90 é um avançado modelo de aeronave, para médias distâncias e tamanho intermediário e é uma aeronave com grande potencial de venda nesse início do século XXI. Ela foi lançada em novembro de 1989 e o seu primeiro vôo foi em 22 de fevereiro de 1993. Em 1994 recebeu o certificado de aprovação da FAA e a Delta Airlines recebeu a sua primeira aeronave em fevereiro de 1995, iniciando os vôos dois meses seguinte, em Abril.

A velocidade de cruzeiro para vôos mais longos é de 812 Km/hora e possui em sua versão 30 (MD-90-30), capacidade máxima de decolagem de 70.760 Kg e autonomia de 3.860 Km, com 153 passageiros em duas classes. A versão ER, possui capacidade um pouco superior, 75.300 Kg e raio de ação de 4.400 Km, com os mesmos 153 passageiros. Em sua capacidade máxima, a aeronave precisa de 2.165 metros de pista para decolagem e a velocidade máxima alcança os 885 Km/hora.
Especificações MD-81 MD-82/88 MD-83 MD-87 MD-90-30 MD-90-50
Assentos (2 classes)
Assentos (classe única) 155
172 152
172 155
172 130
139 153
172 153
172
Carga (Metros cúbicos) 35,5 m³ 35,5 m³ 28,7 m³ 26,5 m³ 36,8 m³ 23,3 m³
Turbinas - empuxo (1)
(kgs.) PW - 18.500 PW - 20.000 PW - 21.000 PW - 20.000 IA - 25.000 IA - 28.000
Tanque de combustível 22.106 Litros 22.106 Litros 26.495 Litros 26.495 Litros 22.104 Litros 28.845 Litros
Capacidade máxima de decolagem 63.502 Kg 67.812 Kg 72.575 Kg 67.812 Kg 70.760 Kg 78.245 Kg
Autonomia máxima (2) 2.897 Km 3.798 Km 4.635 Km 4.395 Km 3.860 Km 5.160 km
Velocidade de cruzeiro 811 Km/hora 811 Km/hora 811 Km/hora 811 Km/hora 812 Km/hora 812 Km/hora
Comprimento total 45,08 m 45,08 m 45,08 m 39,7 m 46,5 m 46,5 m
Largura de asa a asa 32,88 m 32,88 m 32,88 m 32,88 m 32,87 m 32,87 m
Altura 9,05 m 9,05 m 9,05 m 9,3 m 9,4 m 9,4 m

(1) Turbinas PW (Pratt Whitney) e IA (International Aero), ambas norte-americanas.
(2) No modelo MD-90-50, a autonomia de 5.160 Km é com a versão para 153 passageiros.

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