
O MD-11, foi o mais moderno trijato existente no mercado de cabina larga (chamada wide body) - os outros mais conhecidos eram o DC-10, L-1011 e o B727. Ele era produzido em Long Beach, na Douglas Products Division (antiga sede da McDonnell Douglas - adquirida pela Boeing). Possui o que há de mais moderno em navegabilidade e sistemas, foi projetado para rotas de longa distância e grande tráfego de passageiros e cargas.
Essa aeronave foi fabricada em 04 (quatro) versões - Passageiros, Cargueiro, Passageiros/Cargas e Convertido. A opção de ER (extended range) estava disponível em todas as versões. Uma série de configurações internas foram disponibilizadas, que vão de 285 assentos (três classes) até 410 lugares (classe única). O peso máximo de decolagem é de 273.290 kg (285.990 kg na versão ER) com um raio de ação de 12.270 km (13.230 km na versão ER) com todos os 285 lugares ocupados, apropriado para longos vôos intercontinentais. São três as opções de turbinas - Pratt & Whitney, General Electric e Rolls Royce.
Em 30 de Dezembro de 1986 foi apresentado ao mercado o primeiro MD-11, como substituto natural do DC-10. Ele tem o mesmo design, turbinas equivalentes e configurações internas aos passageiros bem parecidas, mas bem mais avançado tecnologicamente, com uma série de vantagens em razão disso. O primeiro vôo foi em 10 de Janeiro de 1990, com certificado emitido pelo FAA em 08 de Novembro do mesmo ano e a primeira aeronave entregue em 07 de Dezembro de 1990. Em relação ao DC-10, o MD-11 possui 5,66 metros a mais e transporta em média também 50 passageiros a mais.

A versão cargueira, MD-11F, tem capacidade de 91,68 toneladas de carga em seus porões, distribuídos em seus 440 metros cúbicos de carga paletizada. São mais 158 metros cúbicos de carga em seus diversos compartimentos de cargas menores, totalizando 26 pallets nos porões e mais 10 pallets menores nos compartimentos menores.
A versão convertível, chamada de MD-11CF, é muito versátil, pois pode ser transformada em exclusivamente cargueira (48 horas) e em exclusivamente de passageiros (72 horas). Na versão transforrmada para cargas, ela pode transportar 89.540 kg e com um raio de ação de 8.415 km em sua capacidade máxima. As grandes portas laterais para carga (3,55 m x 2,59 m), facilitam a entrada de cargas de elevadas dimensões.
No Brasil, a VARIG opera o MD-11 com muito sucesso há alguns anos, em vôos para a América do Norte, Europa e Ásia. Diversas companhias européias mantém vôos regulares para o Brasil utilizando esse tipo de aeronave. A VASP também utilizou durante algum tempo aeronaves MD-11.
A América do Sul possui algumas empresas operando essa aeronave, em razão da distância e do volume de tráfego de passageiros e cargas indo e vindo do continente para a Europa, Ásia e América do Norte. Além disso o raio de ação para vôos nonstops e o baixo consumo de combustível, substitui com vantagens o B-747.
Especificações MD-11/MD-11ER MD-11C/MD-11C-ER (3) MD-11CF-ER (4) MD-11F-ER
Assentos (3 classes)
Assentos (Classe única) 285
410 181
214 285
410 -
Raio de ação máximo (1) 12.270/13.230 Km 10.445 Km 12.655/7.310 Km 7.310 Km
Peso máximo de decolagem 273.290/285.990 Kg 273.290/285.990 Kg 285.990 Kg 285.990 Kg
Turbinas - empuxo (2)
(Potência medida em kgs) PW - 62.000
GE - 61.500
RR - N/I PW - 62.000
GE - 61.500
RR - N/I PW - 62.000
GE - 61.500 PW- 62.000
GE - 61.500
Capacidade de combustível 146.155 Litros 146.155 Litros 146.174 Litros 146.174 Litros
Capacidade de carga 194 m³ 102 m³ 194 m³/447 m³ 447 m³
Velocidade máxima 945 km/hora 945 Km/hora 945 Km/hora 945 Km/hora
Comprimento 61,2 m 61,2 m 61,2 m 61,2 m
Largura de asa a asa 51,7 m 51,7 m 51,7 m 51,7 m
Altura 17,6 m 17,6 m 17,6 m 17,6 m
(1) O Raio de ação do MD-11CD-ER é respectivamente de 12.655 Km (quando transformado para versão de passageiros) e de 7.310 Km (quando na versão exclusivamente cargueira), em razão do peso e consumo.
(2) Turbinas disponíveis: PW (Pratt Whitney), GE (General Electric) - Estados Unidos e RR (Rolls Royce) - Inglaterra.
(3) O MD-11C (Combi), possui disponibilidade de espaço para 6 pallets e 181/214 assentos (equipamento misto).
(4) Os dados de raio de ação máximo e capacidade de carga estão na ordem versão passageiros/versão cargueira respectivamente.
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