domingo, 6 de julho de 2008
B O E I N G 757
O Boeing 757 já é aeronave da chamada nova geração. Ele é fabricado em 03 (três) versões, que são: B757-200 (passageiros), B757-200F (cargueiro) e B757-300 (passageiros e alongado). A configuração 757-200, foi projetado na configuração básica, para 194 passageiros ou 239 na versão charter (classe única). Possui boa capacidade de bruta de decolagem (115.660kg - máxima) e turbinas da Pratt & Whitney ou Rolls Royce, com empuxo total de 43.500 libras cada, sendo até 43% mais econômico por assento que os tri-jatos concorrentes.
Para autonomia de 7.240 km, precisa de 1.675 metros de pista para decolar, com sua capacidade máxima. O primeiro 757-200 foi apresentado em 13 de Janeiro de 1982, em Renton (Estado de Washington). Seu primeiro vôo foi em 19 de fevereiro do mesmo ano e o certificado da FAA foi liberado em 21 de Dezembro de 1982, após 1380 horas de vôos em 10 meses de testes e checagens.
Eastern Airlines, recebeu o primeiro exemplar, em 22 de Dezembro de 1982 e iniciou suas operações em 01 de Janeiro de 1983. Em 14 de janeiro de 1983, a British Civil Aviation Authority, concedeu a permissão para vôos desta aeronave na Grã-Bretanha e a empresa British Airways recebeu logo a seguir seu primeiro bi-jato 757-200, sendo hoje o maior operador no mundo, dessa aeronave.
O primeiro derivado do 757-200 (O Boeing 757-200F, cargueiro) foi anunciado pela Boeing em 30 de Dezembro de 1985 e já com encomenda firmada de 20 (vinte) exemplares, por parte da United Parcel Service, na versão para 115.660 kg de capacidade máxima de decolagem. Com capacidade para 15 pallets, possui capacidade máxima de carga útil em seus porões, de 39,78 toneladas e autonomia para 4.020 km em vôos sem escalas, com a capacidade máxima utilizada.
Em 02 de Setembro de 1996 foi anunciada a nova versão alongada - o Boeing 757-300 - com ordem de compra da empresa alemã de vôos charters, Condor Flugdienst e posteriormente mais duas outras operadoras de turismo. A nova versão é 7,1 metros maior que a Série 200, com capacidade de 20% mais passageiros e 50% mais carga. Com capacidade variável de 243 até 289 assentos, é aeronave de médio alcance e com 10% menos consumo por passageiro em milha voada do que o 757-200.
O peso máximo de decolagem é da ordem de 123.600 kg e utiliza turbinas Pratt & Whitney (42.600 libras de empuxo cada) ou Rolls Royce (43.500 libras de empuxo cada). O sistema de navegação é ultra moderno, totalmente computadorizado, com flight management system (FMS) e uma série de aviônicos de última geração. A versão 300 é concorrente do Boeing 767, entretanto a cabina do mesmo é de menores dimensões, não sendo por isso, considerada ideal para vôos de longa distância, como o 767-300.
A esteira de turbulência foi reconhecida pela primeira vez como algo potencialmente perigoso nos idos de 1960. Uma vez detectado o fenômeno, foram criadas técnicas para evita-lo quando gerado por grandes jatos. Usando como critério o peso máximo de decolagem, os aviões acima de 300.000 libras (136.000 kg), foram classificados como “heavy” (pesado), tendo sido adotado nos Estados Unidos a obrigatoriedade de transmissão da palavra “heavy” após o indicativo de chamada das aeronaves desta classe em todas as comunicações.
Dessa maneira, cientes de que a aeronave da frente é pesada, os órgãos de controle aumentam as separações standard da aeronave que a segue se esta for de menor classe, para preveni-la dos efeitos da esteira de turbulência. Durante todos esses anos, a regra adotada foi satisfatória. Agora 30 anos depois, a esteira de turbulência volta a ser notícia em função da que está sendo gerada pelo Boeing 757.
Desde dezembro de 1992 aconteceram alguns acidentes e incidentes em condições de vôo visual, envolvendo o Boeing 757 e aviões menores com algumas mortes. Dois desses aviões eram jatos executivos: um Citation e um Westwind com um total de 13 mortos nos dois acidentes. Um outro Cessna 182 em que não houve vítimas, mas a aeronave foi destruída. E os outros eram um MD-88 e um Boeing 737; ambos pousaram em segurança, mas exigiram de seus pilotos imediatas e agressivas ações corretivas para readquirirem o controle após serem envolvidos na esteira de turbulência.
- HISTÓRICO DO BOEING 757 -
Modelo
1ªcompra
1° vôo Certificação 1ª entrega Entrada em serviço 1ª empresa a operar Última entrega
757-200
31/08/78
19/02/82
21/12/82
22/12/82
01/01/83
Eastern
(*)
757-200F
30/12/85
13/08/87
03/09/87
17/09/87
28/09/87
UPS
(*)
757-200M
17/02/86
15/07/88
07/09/88
15/09/88
09/88
Royal Nepal
9/88
Royal Nepal
757-300
09/12/96
02/08/98
22/01/99
10/03/99
19/03/99
Condor, Alemanha
(*)
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